sexta-feira, 7 de setembro de 2007

A FOTOCÓPIA AMARELADA

Sete de Setembro, feriado nacional. Léo Vázquez me aparece com a idéia de trocar o lema positivista Ordem e progresso (inserido na bandeira nacional pela vontade de um dos fundadores da república, o Coronel Benjamin Constant) por outro mais realista: É só sentar e aguardar.


Abro uma latinha de cerveja. Ofereço-a Leo. Com tato, tento convencê-lo de que sua idéia é inviável. Mostro-lhe uma fotocópia amarelada sobre a mesa. É uma notícia de jornal que caiu de dentro de um livro que emprestaram a minha filha. O texto tem o seguinte teor:

“O bobo da corte disse ao Rei Lear que ninguém deveria envelhecer sem primeiro se tornar sábio. É que a ingenuidade é bela nas crianças, compreensível nos jovens, mas trágica nos adultos. Dos adultos, mais do que imaturas manifestações de espontaneidade e temperamento, esperam-se o equilíbrio e a serenidade da experiência.

Radicais brasileiros, convençam-se: os tempos são outros, o Brasil cresceu. Ninguém vai industrializar a crise, ninguém vai virar a mesa, mesmo com os pratos vazios. Esta certeza não se assenta na possibilidade dos tanques saírem às ruas mas, antes, na convicção da maturidade política de um Brasil adulto.

Já pagamos todos os preços de todas as ingenuidades. Já seguimos homens pensando seguir idéias, já toleramos badernas em nome do que julgávamos ser democracia, já acreditamos em milagres antes de acreditar no trabalho. Basta. É preciso não confundir anseios com possibilidades. Basta. É preciso que o exemplo e a dor sejam as bases de nossa tranqüila maturidade.

Companheiros! Em 27 de novembro de 1935, a ingenuidade política nacional permitiu uma escalada de covardia e violência: a Intentona Comunista. Recordar aquela madrugada de sangue e espanto, de crime e tragédia, não é cultuar o ódio pelo ódio, é bendizer a liberdade, é exaltar princípios, é reafirmar a gratidão de um povo pelos que morreram em defesa da pátria ameaçada. Radicais brasileiros, não tentem.”

Trata-se de uma ordem do dia proferida pelo tenente-brigadeiro-do-ar Délio Jardim de Mattos, ministro da Aeronáutica entre 1979 e 1985. Não faz nem trinta anos. Parecem trezentos, concordo. Mas Léo Vázquez (sorte dele) não é desses sujeitos que acreditam que a história se repete.

4 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo Renato, permita-me manifestar novamente minha admiração pelo teu trabalho, pois se trata de um texto carregado de inteligência e sabedoria, ingredientes esses que só poderiam habitar o papel informático, se assim podemos dizer, vindo de uma capacitade privilegiada, tal qual a tua.
Eu acredito que August Comté se completou de alegria quando viu o seu positivismo inserino no lindo "Pendão da Esperança" verde e amarelo que deveria abrigar a nossa alma brasileira patriótica e, cá entre nós, a "Esperança" realmente se avivou no meu interior quando pude observar o renascer desse tal "Patriotismo".
O "Monsieur August Comté", dentro da sua visão afortunada da vida e dos fatos que a rodeia ( quem pensa positivo e acredita piamente nele é um afortunado),além da visão positivista, acredito que conhecia bem aquele pensamento que assim diz : " A HISTÓRIA ACONTECE DUAS VEZES : NA PRIMEIRA COMO MENTIRA E NA SEGUNDA COMO FARSA."

ORDEM E PROGRESSO,não deveria ser mentira e tampouco farsa...

Bem, navegando pelos caminhos verde e amarelo dos nacionalistas e pelo vermelho dos comunistas, concluimos: QUEREM NOS ENGANAR MAIS UMA VEZ.

Dessa vez, não seremos mais ludibriados não e tampouco acredito que FICAREMOS SENTADOS ESPERANDO, pois o povo não é mais o mesmo e até acho que não estamos maduros ainda, mas não somos mais ingênuos,por isso acredito muito nas idéias positivistas dos tais August Comté e Cel BEnjamin Constant, mas tenho ainda uma dúvida : " SERÁ QUE ESSES AÍ TAMBÉM ACREDITAM ?"

Bem, reverenciemos o sonho da FOTOCÓPIA AMARELA e FIQUEMOS DE PÉ SEM AGUARDAR NADA,pois QUEM SABE FAZ A HORA E NÃO ESPERA ACONTECER...

Amigo Renato, o mais engraçado disso tudo é que num primeiro momento o BRAÇO DIREITO fez gestos MENTIROSOS e neste momento o BRAÇO ESQUERDO está tentando nos ENGANAR, mas o gestos são os mesmos, sendo a diferença fixada apenas no quem, ou seja, naqueles que viviam tentando mostrar as MENTIRAS DO BRAÇO DIREITO...

Por isso, prefiro as palavras do coração, que se localiza próximo a linha central do corpo, ou seja, pertinho do equilíbrio,pois sabe bem que tanto o BRAÇO DIREITO como o BRAÇO ESQUERDO possuem qualidades que ao se convergirem conseguem fazer do TRIUNFO DO LABOR e assim, ATINGIR OS PÍNCAROS DA GLÓRIA...

VIVA O 7 DE SETEMBRO...VIVA NOSSA INDEPENDÊNCIA.

Abraço forte, meu amigo.

Anônimo disse...

É claro que a história não se repete, embora muitos ainda acreditem nisso. Vejo gente boa, supostamente esclarecida, desejando que os militares venham como Messias, comandados por um Don Sebastião, dos céus e acabem com, por exemplo, as bandalheiras do Congresso. As mazelas do Congresso são nossas, não vieram nossos congressistas de outro país, de outro planeta. São gente como muitos de nós que subornam guardas de trânsito, que enganam na declaração do IR, que não pagam certas taxas e impostos confiando em anistias futuras. São eles do Congresso um rettato de nós mesmos.
Carlos Carrion

Anônimo disse...

10 DIAS FORA E JURO QUE SENTI SODADES DESTE BANHO DE LEITURA SEMANAL... ABRAÇÃO! MAmélia

Anônimo disse...

Desculpe, estou um pouco "agitada" pelo Ano Novo e atribulações desde duas semanas pra cá. Estarei lendo, mas palpites e críticas deixarei para um pouco depois.
Beijos, Miriam