segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O OLHO-MAU SALTITANTE

Meu amigo Mouzar Benedito é jornalista, escritor e, como ele próprio diz, saciólogo. Ou seja, um estudioso do Saci, o mais abrangente mito brasileiro, segundo me convence com seus argumentos.

Fui presa fácil, admito. O Saci é o mascote colorado. Houve até uma churrascaria no Beira-Rio com esse nome, no tempo das galochas. Sei bastante sobre o Inter. Mas não o bastante sobre o Saci.

No anuário que Mouzar lançou há dois anos, fiquei sabendo que existem outros sacis além do Pererê (çaa cy perereg, "olho-mau saltitante", em guarani). E também que esse mito sintetiza as culturas formadoras da identidade nacional: a indígena, a africana e a européia (a colorada também, se me permitem).

Mouzar é um ativista da Sociedade dos Observadores do Saci (www.sosaci.org), fundada em 2003. A idéia é promover o simpático traquinas e outras lendas brasileiras que todos nós aprendemos, mas esquecemos. A cada ano ganha força a comemoração do Dia Nacional do Saci e Seus Amigos, em 31 de outubro. A data foi escolhida em contraponto ao halloween (raloin, prefere Mouzar), a bruxaria americanófila disseminada em São Paulo.

Os observadores propõem o Saci como mascote da copa de 2014, a ser disputada no Brasil. Grande sacada. Mas a parada é dura, eles sabem disso. Não faltarão marqueteiros ávidos para abocanhar verbas públicas, criar um bonequinho qualquer e ir esquiar em Aspen. E o governo (seja qual for) tentará descartar o Saci, que já está "pronto", e assim não daria para molhar a mão dos apaniguados.

Imaginem o ministro, cercado de microfones, a expor o argumento obtuso, mas previsível, de que um personagem perneta não serve como mascote de uma competição de futebol. E o movimento negro a rebater que isso é racismo etc. Imaginem as piadas no balcão da padaria.

Claro que o Saci pode -- e deve -- ser o nosso mascote. No futebol, que eu saiba, só se chuta com um pé de cada vez. O Saci nem precisa do outro. Se nos falta a magia, então o que é que nos resta?

Com sorte, ainda vamos ter um presidente saciólogo. Outro sociólogo é que seria temerário. Esse nos convenceria de que está na hora de privatizar o Saci.

8 comentários:

Anônimo disse...

E viva o Saci! bjs.

Anônimo disse...

Renato,

Vamos por partes:

1) O Saci, além de brasileiro, é Internacional, como você registrou, e glorioso por natureza. Em 2009 será símbolo do centenário, glorioso também pelos feitos, todos na primeira divisão.

2) Em 31/10, também se comemora o dia (nacional e mundial)da poupança. Vejam em www.edufinanceira.com.br/curiosidades.php para saber mais, rsss.

3) Se em 2014 o símbolo for um Saci, talvez coloquem o Colorado para representar o Brasil na Copa, haja vista que isso já ocorreu em uma Olimpíada e conquistamos medalha de prata.

E vamos nós, rumo a Tóquio em 2009.

Abs.

Anônimo disse...

Olá Renato!
Fantástica idéia a deste amigo, mas o Saci é, por princípio, desenho amigável com o Indiozinho e outros moleques do Ziraldo.
Vai ter briga pelos direitos autorais.
Magia ele tem, no boné ou chapéu vermelho como na agilidade de andar - vide a lembrança no Sítio do Pica-Pau Amarelo, aquele do Monteiro Lobato - mas não vou perder esta briga, não.
Já quanto a ser Olimpiadas ou outro convergente grupo de discutidas ações esportivas, a escolha ainda será de ficar a Sede no Rio de Janeiro.
Desconfio que o dinheiro irá verter aos grupos da Dengue e outras infecções não tão bem declaradas.
Algumas com zilhões de perninhas e sem retorno brasileiro.
O jeito é aguardar mesmo, estarei aqui... ou não, sabe-o Deus!
Beijão e roubando a 1ª comentarista: Viva o Saci!
MIRIAM

Um Professor Indignado disse...

Desculpe estragar a sua alegria, caro amigo Renato. Até agora ninguém explicou os números do Pan, ninguém explicará como gastamos com nossos esportistas e talvez cheguemos a umas 5 medalhas de ouro, provavelmente em esportes "populares" como o Iatismo, o Hipismo, a Ginástica Artística, o Vôlei, a Natação. Sou radicalmente contra a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, esse esporte que nos aliena. Imagino quanta corrupção vai ocorrer, na construção de estádios, reforma de avenidas, metrôs, estradas, aeroportos. Imagino também um encontro entre a Mancha Verde ou a Independente com os holligans ingleses, perto da minha casa. Paremos de pensar como classe "merdia", como dizia uma grande amiga, que somente age pelo consumo. Agora, se for inevitável, prefiro outro símbolo: a mula sem cabeça, que representa melhor grande parte do povo brasileiro.

Priscila Ferreira disse...

Sugeriria a mula-sem-cabeça, em homenagem à nossa seleção...aquele bando de mulas... Até o saci com uma perna só faria melhor!

Beijo

Anônimo disse...

Caro Renato
Após ler seu belo texto, lembro que as traquinagens dos Sacis, Mulas sem cabeça, Curupiras, Caiporas e outros congêneres, conciliadas à cultura de exploração de nossos colonizadores, resultou nesta classe política que hoje nos assola.
Monteiro Lobato nos deu histórias inspiradoras e nossos políticos, histórias para boi dormir (e enquanto ele dorme...)
Abraço
Antonio

Nei Duclós disse...

O Inter já escolheu o Saci, Renato. Quer que os gremistas adotem o Saci também, na Copa? Não pode.

Anônimo disse...

Renato,
Você é sempre insuperável em seus textos. Um de seus leitores assegurou, em outro blogue, que o inveja. Eu digo que o admiro. Parabéns, continue escrevendo assim.