domingo, 7 de junho de 2009

ASSIM COMO PICASSO

> Eu não tenho medo de morrer, eu tenho medo é de avião.
Esta frase, atribuída a Picasso, pode não ser exatamente um chiste, uma boutade. Despedir-se deste mundo dentro de um tubo pressurizado,
com a sensação de despencar no vazio, o quadril imobilizado pelo cinto de segurança, em meio a uma gritaria de pessoas desconhecidas, já é quase como trazer o inferno para o lado de cá, mesmo que não exista o lado de lá. Talvez fosse esse filme (Guernica II) que passava na cabeça de Picasso. O mesmo que passa na cabeça de muita gente.

Quando a fatalidade acontece, é só uma confirmação. Temos dentro de nós, fechado a sete chaves, um repulsivo fascínio por saber como é que os outros viveram seus últimos momentos. Em avião, nem se fala. Os barões da comunicação sabem disso. E seus pastores, os repórteres, se revezam dia e noite na tarefa de extrair até a última gota de sangue de uma tragédia, transformando-a em informação urgente.

Tivemos uma semana atordoante. A mídia ficou o tempo todo em cima desse acidente da Air France. A meu ver, passou da conta. Entrevistaram militares, engenheiros, pilotos,
meteorologistas, especialistas em aviação, um monte de gente loquaz ou lacônica que, no conjunto, pouco acrescentou ao que nós, como leigos, já sabemos acerca de acidentes aéreos.

Minhas dúvidas continuam. Por que não constroem caixas-pretas flutuantes? Por que não arranjam um jeito de fazer com que os dados nelas contidos sejam transmitidos por satélite,
automaticamente, em caso de impacto? Custa-me acreditar que seja assim tão difícil resolver isso.

Não vi nenhum jornalista fazer tais perguntas aos especialistas durante a cobertura do acidente com o voo 447. Mas vi repórteres correndo atrás de pessoas que perderam parentes, e deviam ser deixadas em paz. Vi matérias bem feitas na TV, mas também quilos de abobrinhas, como quando espicham uma novela até encher as medidas.

Vai chegar o dia em que a mídia, depois de uma tragédia, em vez de nos entulhar de notícias, aprenderá a fazer um minuto de silêncio como nos estádios e nas cerimônias públicas. Mas isso ainda demora. Primeiro precisamos perder o medo de avião. Nesse ponto, pelo menos, somos parecidos com Picasso.

18 comentários:

Anônimo disse...

Todos os nossos semelhantes


Se alguém ainda tinha alguma dúvida de que, no Brasil, há várias classes de cidadãos, o acidente com o avião da Air France acaba de provar que essa é a mais dolorosa de nossas verdades. Uma verdade que muitos de nós se recusam a ver porque nos envergonha.

Escrevo logo depois de ler que o presidente da República em exercício, José Alencar, acaba de decretar luto de três dias pela morte de cerca de cinco dezenas de brasileiros naquele acidente aéreo.

Nos últimos dias, o sumiço do avião sobre o Atlântico, as especulações sobre o que teria acontecido, os dramas pessoais decorrentes da tragédia e, finalmente, a confirmação da morte daqueles cidadãos, tudo isso foi alçado a um patamar que terminou pondo a nação de luto.

Não tenho nada contra o país condoer-se pelas vítimas dessa tragédia, até porque me condôo da mesma forma. São seres humanos, meus semelhantes.

Oponho-me somente a não haver luto oficial ou comoção da mídia quando outras cinco dezenas de brasileiros morrem de forma tão ou mais trágica no Norte e no Nordeste por conta de chuvas e inundações, com o agravante de que a tragédia norte-nordestina é de proporções muito maiores. Famílias inteiras desabrigadas, montanhas de feridos, gente adoecendo gravemente. Foram milhares os atingidos.

Pergunto: por que uma tragédia é menor do que a outra? Se são tragédias no mínimo igualmente trágicas, porque são tratadas pelo Estado e pela mídia de forma tão diversa? O que torna mais importantes os cidadãos que estavam naquele vôo trágico?

A resposta a essas perguntas é dolorosa: cor da pele e classe social. Ponto.

Não há dúvida sobre isso. Há gente que será suficientemente calhorda para negar, mas é lógico que, por haver quase uma totalidade de negros, índios ou seus descendentes entre os mortos do Norte e do Nordeste - e por serem todos pobres -, não merecem tratamento igual ao da esmagadora maioria de brancos de classe média alta que morreram no desastre aéreo.

Não estou contando nenhuma novidade. Todos sabem que é assim no Brasil e em tantas outras partes do mundo, inclusive no mundo rico, e ninguém fala nada. Aceitamos isso assim inclusive porque se trata do nosso grupo social, no caso do acidente aéreo, com variações maiores ou menores de poder econômico.

Eu, pelo menos, não consigo aceitar esse tipo de coisa. Não consigo me conformar. Exijo de mim mesmo ficar indignado. Não posso perder essa capacidade. Não posso achar que seja civilizado, decente, humano tratar seres humanos de forma tão díspar. E muito menos que todos aceitem calados uma barbaridade civilizatória como essa.

Escrito por Eduardo Guimarães

Unknown disse...

....1 minuto de silêncio.....

Zizi disse...

Belo texto Renato e a contribuição do Eduardo Guimarães é eloquente e verdadeira, o resto é silêncio.

Daisy disse...

Renato, você disse tudo o que muita gente pensa e sente, seja a respeito do medo de avião, seja acerca da parafernália que a mídia faz quando acontacem tragédias.
Parabéns.
Daisy

Unknown disse...

Renato, mais um texto brilhante!Aproveito, também, para cumprimentar o Eduardo Guimarães pela exatidão das palavras. Vivo no Nordeste e entendo perfeitamente a que ele se refere. Grande abraço aos dois.

Andarilho da Luz disse...

Olá Renato.
Mais uma vez, você demonstra ser o "philo" "sophos" que todos admiramos.
Realmente, acho que o medo do avião supera o medo da morte ou a morte é vista viajando numa das poltronas do tal pássaro de metal.
Eu gostaria de me focar naquilo que escreveu o Anônimo em "Todos os nossos semelhantes" que começa pela premissa de que realmente existem várias classes sociais no Brasil. A reflexão do nosso anônimo é muito interessante e nos leva a pensar o quanto a desigualdade pode ser útil para ocorrer a igualdade, pois é na diferença que encontramos a igualdade. Vejam, realmente o nosso amigo tem toda razão quando mostra que o acidente aéreo comoveu todo um país, tal qual você afirma indiretamente no teu texto reflexivo,mas isso só mostra o quanto somos iguais, uma vez que nascemos do mesmo jeito e morremos sem distinção de credo, raça, etnia ou condição social...
Alí, desencarnaram pessoas muito bem resolvidas economicamente falando, mas também trabalhadores como os comissários e todo o restante da tripulação e até mesmo, alguns passageiros menos afortunados. Oras, acho que aí encontramos um pouco da "comuna" de Santo Agostinho ou do ser socrático e assim por diante.
A questão nordestina também é sofrível e mostra a irresponsabilidade dos governantes votados pelas mesmas pessoas que se tornam vítimas das enchentes,falta de edcuação adequada, falta de assistência a saúde decente, falta de emprego, etc...
Eu penso que a imprensa deveria repensar seu papel na sociedade brasileira e também entender que acima da corrida econômica está a preservação da vida humana onde podemos incluir os sentimentos em todos os sentidos, mas como tudo acontece no seu momento certo, penso que ainda teremos o momento da imprensa. Por enquanto e diante de tudo isso, acho que medo de avião é o menor dos nossos medos.
Parabéns Renato, pela fantática reflexão.

Anônimo disse...

Imprensa sensacionalista há muito tempo é pleonasmo. O porque disto é claro: a nobre missão de informar com fidelidade e comentar com lucidez foi suplantada pela rentabilidade do negócio, seja diretamente no caixa do curto prazo, ou no investimento em interesses de médio prazo, onde a manipulação da informação possa ter mais retorno financeiro. Como questões de longo prazo só existem no oriente, desconsideramos aqui.
A solução é um patamar de educação e consciência da população do qual estamos muito distantes. Será que os orientais já estão cuidando disto?
Para quem não concorda que temos a imprensa que merecemos, resta o controle remoto e a uma imaginosa leitura das entrelinhas dos jornais e revistas.

abraço
Antonio

Mauricio disse...

Quando ocorre um acidente aéreo a mídia fica ouriçada não só com o aumento das vendas de jornais e revistas e do Ibope da TV – há também a possibilidade de fritar mais um ministro, o que tem sido seu esporte predileto. Waldir Pires perdeu o cargo em razão de um acidente aéreo e Nelson Jobim poderá ter o mesmo destino. Lula, que também tem o maior respeito pelos fabricantes de factóides, apressou-se em dizer que o governo vai tentar resgatar todos os corpos. Parece uma missão impossível: nem os corpos dos nortistas e nordestinos mortos nas últimas enchentes poderão ser todos resgatados, embora eles não estejam em alto mar. Também não há muita cobrança quando o desastre é sofrido por pobres criaturas.

Adélia disse...

Renato:concordo com os comentários de Eduardo Guimarães com relação à abominável discriminação social. E mais:sinto,também, asco e revolta com a falta de escrúpulos, da mídia, sobretudo da TV, ao explorar determinadas tragédias.
É o delivery do horror e da desumanidade...
Abraços
Adélia Dias Baptista

Um Professor Indignado disse...

Quando entro nesse blog, tenho verdadeiros momentos de delírio, ao perceber que ainda existe vida inteligente neste País. Fico até sem o que escrever. Debord já dissecou a Sociedade do Espetáculo, em livro essencial sobre o tema. Além disso, sempre me pareceu que a mídia, principalmente a televisiva, explora ao máximo fatos que dão audiência. Li em algum jornal que subiu razoavelmente o IBOPE da Band e da Record, com esse desastre. Somente faltou, até agora, tirarem fotos exclusivas dos corpos encontrados. Mas, não duvido nada da agressividade jornalística. Concordo plenamente quando afirmam que há um tratamento injusto a mortos em enchentes, desabamentos e incêndios. Mas, o próprio contexto social foi desenvolvido dessa forma. Quem substituirá a curto prazo um determinado maestro, ou um empresário, ou um grupo de políticos italianos solidários, ou um consultor de controle de armamentos, ou um professor da PUC do Rio, ou uma cantora brasileira promissora ou até mesmo o herdeiro da Coroa brasileira? Eu me solidarizo, como humanista, com as famílias dessas pessoas. Não posso esquecer porém a tragédia que ocorre com outros atingidos por catástrofes; até porque o aquecimento global causará outros transtornos naturais. No entanto, será que as pessoas não encaram certos fatos com racionalidade exagerada? Morrer na queda de um avião não seria evitável? Não bastaria simplesmente deixar de voar? Agora, viver sem perspectivas, morando à beira de rios, ou próximo de indústrias perigosas, ou em habitações precárias, não é uma situação encarada com normalidade por muita gente? E não ficamos tão conformados com isso, que consideramos os desastres com essas pessoas absolutamente normais? E nem nos preocupamos mais? Pensemos gente se não estamos ficando conformados com tudo. O conformismo na minha opinião é aliado da falta de ação.

Anônimo disse...

[b][url=http://www.uggsonsalewebsite.co.uk/]uggs on alse[/url][/b] You could by no means obtain the exact with phony enjoy TAG as being a TAG reproduction observe preseves each of the functions in the initial. If you need to indicate your extraordinary taste order now our replica TAG watches. Most of the watches are crafted to meet the exact specs of the unique designs, we not merely be certain that the replica watches appear like the originals but additionally the bodyweight and dimensions are calculated to be as correct as feasible.

[b][url=http://www.uggsbootsoutletmarket.com/]uggs outlet[/url][/b] The universities and colleges from some other element of all humankind, offer you manner design systems of analyze. It's possible to get an associate at work diploma rrncluding a diploma therein field. Immediately you subscribe to this diet regime is accredited by an accreditation council responsible.

[b][url=http://www.louisvuittonhandbagsu.com/]louis vuitton handbags[/url][/b] For those who like, you'll be able to speed a participating co-conspirator on the corona or only for the cure of keyfob. As months move, the neonate grows and gets simpatico with strangers. Adrianna Shopper Red Leather-based Tote Bag This fantastic red leather-based woven satchel is in celebrity standing.

[b][url=http://www.uggsbootsoutletmall.co.uk/]ugg boots[/url][/b] For night bags, the fundamentals remain the easiest way to go this time. You can't go incorrect with basic blacks, sequins and shimmer. No matter if you favor a tiny pearly sequined bag or a small black box to go together with your night gown of choice, the classics remain the trendiest, and we don't see this planning from the wayside each time before long..

[b][url=http://www.bestlouisvuittonbags.co.uk/]www.bestlouisvuittonbags.co.uk[/url][/b] You will find dozens of Grand Canyon tour operators, however, if you might have your very own vehicle attempt building the trip partially by yourself. There, friendly guides will shuttle you around the rim for the Grand Canyon Skywalk - a horseshoe-shaped glass bridge suspended four,000 feet earlier mentioned the canyon ground. The western rim has no guardrails and makes it possible for visitors to experience the fantastic thing about the canyon without obstructions..

Anônimo disse...

[b][url=http://www.greatlouisvuittonhandbags.co.uk/]louis vuitton purses[/url][/b] Just one advantages of obtaining an imposter bag instead having an initial a person is you do not should spend $1,2 hundred or maybe more for only one bag. For that exact amount of money you will get six or seven, unique handbags. That's why imposter handbags is best compared to the initial a person because they tend to be less costly review as opposed to originals and you'll even buy a person on the web.
Munnar has a number of luxury, medium assortment and funds lodges. These accommodations deliver modern features. There are tons of resorts and . Chandra and Brandon have been from the similar profession and so they met at a nationwide revenue meeting. About supper, Chandra gave Brandon the attention and approval that he wasn't presenting himself which Jennifer was not offering to him. Jennifer, an executive in the massive business along with a hectic mom of four, did not want the obligation of looking after Brandon.

[b][url=http://www.bestlouisvuittonwallets.com/]louis vuitton purses[/url][/b] Write the content pieces based upon the publishers necessities to generate sure which the publishers usually do not reject your articles or blog posts. These men and women will only accept people content pieces that are 100% distinctive, properly optimized, well-written, and really insightful. They're going to reject all those content articles that include much less than 250 phrases, those people that incorporate a lot of keywords and phrases, inapplicable articles, and those that have one-way links or blatant adverts within the write-up system..
With the fantastic double C brand, chanel a25169 y03880 94305 is often appealing anywhere you go. It has totally established off your noble way! Possibly your life adjustments from this luxurious bag. Make sure you consider motion now! We have now already supplied all types of kinds within our exceptional shops and on the internet webpage.

[b][url=http://www.uggsonsalewebsite.com/]www.uggsonsalewebsite.com[/url][/b] Additionally, your modem could out of the blue fall the relationship from line sounds or another complications. This may lead to the e-mail you just composed for being misplaced. On an e mail customer, every little thing is saved in your computer system, so that you isn't going to eliminate something by receiving disconnected..
Between the most well-liked and authentic goods developed by the fingers of American craftsmen are Coach handbags. These are not only everyday purses. They are really produced of excellent components and layouts that happen to be exceptional in today's market. Microsoft has due to the fact worked to soften its impression. Whilst the business remains intensely competitive Microsoft is presently within a neck-to-neck race with Google and Yahoo for being the king of search internet marketing the brutal and offensive tactics are no longer element of Microsoft mode of procedure. With look for, Microsoft is competing to make a greater solution, not to establish a monopoly..

[b][url=http://www.uggsonsalewebsite.com/]ugg boots outlet[/url][/b] Personalized Stationery Sets Can help Your Stationery Enterprise In the event you has prepared to get started on stationery business, tailored stationery sets has long been a superb alternative. Why do people have a preference for for the custom-made items? The several demands would be the key aspect. So it has been a fashion inclination aided by the improvement of life regular.
Two of Arizona's prime golfing programs have lately undergone some outstanding changes and upgrades. The Match Player Club opened its new 18-hole Champions Program just throughout the road in the famed Stadium Course that hosts the PGA Tour's FBR Open up. And also the two-year renovation for the award-winning 36-hole Troon North Golf Club is last but not least full, giving you a wholly unique actively playing knowledge while you engage in the holes inside of a various order.

Anônimo disse...

Thus qu recently on the blog The Sartorialist young women wearing necklaces combining massive creative and aesthetic details Masai. north face canada Your baby does not require all those garment decorations that you uncover on adult clothes.. http://www.downuggboots.com Black dial with luminous hands and Arabic hour markers. north face jackets The Halo Headband have technology within them that blocks sweat from rolling down into your eyes. ghd nz They would also like their room to be full of colors and cartoon characters of their choice.

Anônimo disse...

Nasty Gal has470,000 Facebook fans, 57,000 Twitter followers, 321,000 Instagram followers, and a base of Pinterest users.. ghd hair straightener As I alluded to before on the blog, Europe is generally, wonderfully, much more blase and frank in their sensibilities about things of this nature than, say, a good deal of America. ghd sale It really is fun watching Zoe create different styles by dressing them in outfits, and accessorizing. north face jackets FaceBookSummer is not about the burning weather and bare skin, but is the season where new trends and fashions originate. ugg uk We going to have all kinds of changes around here.

Anônimo disse...

Took me a week to work out why.. ugg As his popularity within the Las Vegas underground fashion scene grew, Jimi took a chance by developing a line of graphic tees, tribal T-shirts, floral skirts, and more. http://www.oneghdhair.com Get The best cheapest price on the web we have searched. http://www.lateuggboots.com I wouldn't particularly want to wear a pair of sneakers with a beautiful dress, that would bring the tone down somewhat, but I do consider sneakers to be a key item to have in the wardrobe. ghd deluxe midnight I am sure you can imagine that within the world of engineers and technologists there are few that appreciate fashion beyond getting dressed in the morning.

Anônimo disse...

Konkurs je otvoren do 31. ugg boots sale Note: Posts may contain affiliate links. uggs canada Here, figure reads demiurgic Urizen to the world that forged. ugg boots outlet would walk to the ends of this earth for this girl, Mr. http://www.verynorthface.com While it most likely that it will be written up as CFIT (controlled flight into terrain, aka "oops, I hit a mountain"), they have to investigate other scenarios in case it reveals a flaw that needs to be addressed in other aircraft of that type..

Anônimo disse...

Read on to learn some tips on picking jewelry for yourself, or as a present for friends and family.. ghd hair straightener Aqua, Coral, Fuchsia, Teal, Royal, Periwinkle, Eggplant, Loden, and say it together, PINK. ugg boots uk Not everyone who wears wrist bands sweat a lot, some people just wear them as a fashion statement. http://www.wellnorthface.com She presented images and ideas from an exhibit she curated last year called Luxury She gave a wonderful overview of the history of haute couture, gender and class in clothing, and explanations of curious phrases like and luxury Among the myriad of books she has written, one is on corsets (The Corset: A Cultural History), she was described in The Washington Post as one of "fashion's brainiest women", and on her blog, she has an interview with John Galliano. http://www.downuggboots.com Anyway, a silk scarf may be the thanksgiving gift I get ready for her.

Anônimo disse...

Online degree learning has made having your degree far more easy because you can easily earn your degree from the comfort of your abode and when you finish from work. http://www.softuggboots.com I not aspiring to be your best friend or confidant, do not expect what you will are unhappy tell me, let me help you share, but I really hope you can do my backing, I not survive when I encourage people. http://www.oneghdhair.com The boys are fine, and if people sometimes look at us a bit funny when I speak to them in English, I also know that these same kids are going to be angling for ways to do their English homework with SB in a few years time. ghd nz This will be an accomplishment that will not only let me feel proficient but also make my loved ones proud.. ghds Additionally it is famous for the fragrance Chanel Simply no.