sábado, 19 de dezembro de 2009

ARRIVEDERCI, FAREWELL, 辞别

Quando lancei meu blogue, em agosto de 2006, senti-me como um adolescente que recebe a chave de casa. Ter autonomia para fazer meus textos chegarem a um certo público, ainda que diminuto, sem depender de terceiros, era como um passe de mágica. Algo assim eu não conhecera em décadas de trabalho como jornalista e como escritor. Neste ponto, a internet representava a libertação.

Esta experiência nova, no entanto, implicava um limite que eu próprio me impus: usar com parcimônia um espaço ilimitado. Não deixar-me embriagar pela vastidão. Meu desafio era produzir textos concisos que não fossem superficiais. Trocando em miúdos, não ir muito além dos 2 mil caracteres que correspondem
a uma página de livro ou a uma crônica de jornal. Seria um exercício para aprimorar o poder de síntese, como o de um solitário motorista que, numa tarde de inverno, treina baliza na areia da maior praia do mundo.

Sim, a internet tem quase o tamanho do Cassino. Revivi o hotel do meu pai na forma de um blogue. Captei visitantes fiéis e outros eventuais. Alguns deixaram marcas de qualidade superior à dos meus textos. Sou grato a quem doou um pouco de si aos leitores de Adjazzcências.

Ao longo desses três anos e quatro meses, não faltou quem discordasse de mim ou concordasse comigo sobre isso ou aquilo. É confortante receber apoio, claro. Mas o que de fato justifica meu trabalho é algo diferente da aprovação. É ter lido em alguns comentários algo assim: "Eu nunca havia pensado nisso sob esse ângulo".

Nunca desejei atuar como se fosse um rebocador, ou seja, arrastar navios por um caminho determinado. Isto é coisa para os políticos. Desejo, se tanto, ser um farol, emitir um sinal. O melhor que eu puder. Os outros que façam o uso que quiserem desse sinal. E naveguem por onde acharem que devem navegar.

Esta centésima crônica, hoje, fecha um ciclo. Não sei se vou reformular ou suprimir o blogue. Se continuar, terá periodicidade maior, mensal ou bimestral, quem sabe esporádica.
Meu tempo torna-se escasso. Como pretendo dedicar-me a um projeto de livro que está engavetado há anos, isto só poderá ser feito em detrimento do Adjazzcências. Mas não é uma despedida cabal. Portanto, arrivederci. Bom fim de ano a todos.

18 comentários:

Cris Porto disse...

Pena... Mesmo de Madrid, onde me encontro neste momento, entro no Adjazzcências para ficar mais perto de você, independente de concordar, discordar "o lo que sea"!
Volte logo! E um ótimo fim de ano a v. também!

PS: um pouquinho longe daqui, no alto da Serra Nevada, quase congelei as màos, mas fiz uma bola de neve...

Anônimo disse...

Cem páginas de digitação! O Sr. Garcia que me perdoe o trocadilho, mas esse conteúdo tem que virar um livro. Editado com muita festa, Choop e Dança como dizem nos pagos!
Reserve já um exemplar para minha boblioteca, fazendo o favor!
Um abraço, do Lando.

Anônimo disse...

Renato, é uma pena e é também muito bom, pois assim vamos ansiosos aguardar por seu livro, algo que é bem trabalhoso, são 90% transpiração e 10% de inspiração (o que não lhe faltará). A propósito, você bem disse sobre os Blogs e similares, precisamos ser lidos, ser considerados, ter alguém a quem expor nossa ideias, para que possamos conhcer as ideias dos outros. Boa sorte, tudo de bom, abraços, Carlos Carrion

Caderninho de Viagem disse...

Desejo como tantos reservar meu exemplar do seu livro. E algumas vezes rever seu blog - então nada de suprimí-lo, ok!?
Como você fez e seguiu o projeto de escrever, é o que o difere de outros tantos!
2010 de muitos encontros e realizações.
Um abraço

carmen vera disse...

o primeiro pensamento que me ocorreu foi "que pena"
depois de ler os comentários que me antecedem, constato que não sou original, mas combino com teu exercício de síntese. portanto, é só "que pena!"
beijos

Unknown disse...

Renato,
Com "blog" ou sem "blog", vou estar mais perto de você. Isso porque estarei fazendo o curso que você vai ministrar na UATU, leia-se Universidade Aberta de Tempo Útil, no Mackenzie, às terças-feiras.
Fiquei contente (e curiosa) ao saber que vai lançar um novo livro.
E, por falar em "Título", no ano passado estive no re-lançamento de alguns livros seus. Fui com sua aluna (ou ex?) Luciana Lachini.
Você ainda tem "Viagem ao Pavio da Vela: Conversas com Marco Polo".
Em caso positivo, gostaria de poder adquirir mais um exemplar.

Fico aguardando uma resposta, OK?

Desejo a você um Feliz Natal. E... para nós, seus leitores? O lançamento do livro que tanto esperamos.
Um abraço,
Sílvia (aluna de Literatura Comparada do Wagner - no Mackenzie)

Unknown disse...

Renato,
Com "blog" ou sem "blog", vou estar mais perto de você. Isso porque estarei fazendo o curso que você vai ministrar na UATU, leia-se Universidade Aberta de Tempo Útil, no Mackenzie, às terças-feiras.
Fiquei contente (e curiosa) ao saber que vai lançar um novo livro.
E, por falar em "Título", no ano passado estive no re-lançamento de alguns livros seus. Fui com sua aluna (ou ex?) Luciana Lachini.
Você ainda tem "Viagem ao Pavio da Vela: Conversas com Marco Polo".
Em caso positivo, gostaria de poder adquirir mais um exemplar.

Fico aguardando uma resposta, OK?

Desejo a você um Feliz Natal. E... para nós, seus leitores? O lançamento do livro que tanto esperamos.
Um abraço,
Sílvia (aluna de Literatura Comparada do Wagner - no Mackenzie)

Anônimo disse...

Renato,

conheci seu blog não faz muito tempo. Mas suficiente pra ler todos os seus textos. Que delicia de leitura. Como bis, impossível comer um só. Vou estar na torcida por este seu projeto, e estarei na primeira fila do lançamento.

Te desejo um ótimo 2010 e espero te rever em breve.

Grande abraço, Livia sua amiga Estatística!

Zeca Marques disse...

Caro Modernell, depois de sentir falta dos cafés-da-manhã (com hífen) e da Renata Vasconcelos, terei que me acostumar a textos "esporádicos" no ΛÐjazzCÊNCIAS??? Bom, que seja por uma boa causa - o livro é uma boa causa, certamente. Abração.

Unknown disse...

Que pena, Renato. Vou sentir muita falta de teus textos, confesso que ao ler este "último" me deu uma imensa tristeza.A única solução é aguardar o novo livro e os textos esporádicos. Vai em frente! Nós aguardaremos. Grande abraço.

Adélia disse...

Caro amigo Renato - seus textos são aula de bem redigir.Não só isso,os temas escolhidos, sempre importantes, nos convocavam a uma reflexão. Claro que vou sentir falta desta troca de idéias, mas aguardarei com ansiedade seu novo livro.
Beijos
Adélia Dias Baptista

Unknown disse...

Grande Doutor Modernell, faço cá minhas modestas palavras como do colega Lando, do já distande colega e confrade Zeca, "que venga el libro, en lo plato o en lo vaso" !

Um Professor Indignado disse...

Renato, infelizmente vivemos num País em que somente jogadores de futebol, atrizes e atores de TV, modelos, apresentadores de TV, políticos e empresários, mesmo que medíocres são valorizados e divulgados. Seu blog sempre foi um espaço para os mais ligados se manifestarem. Retorne logo que possível e boa empreitada na redação de seu livro. Ficaremos aguardando o lançamento.

Anônimo disse...

renato,
seu blog eh otimo. tente arrumar um tempinho para colocar algo nele, nem que seja um trecho de textos de terceiros, selecionados por voce. soh isso jah seria um farol.
nos vemos na barra do una
abraco
ricardo

Carmen Nascimento disse...

Não suprima seu blog, por favor, mesmo que você só passe por aqui esporadicamente. É muito bom ler seus textos, sempre. Um grande beijo

Anônimo disse...

Caro Renato
A parte boa da vida, que nos faz mais humanos, são as ADjazzCÊNCIAS criativas como as suas, que alguns têm o privilégio de ter acesso. Embora possamos aguardar, de fontes como você, novas viagens culturais, fica a expectativa de eventualmente receber de surpresa novas páginas deste mesmo blog. Pelo que já tivemos ... valeu!
Abração
Antonio

Ricardo A. Setti disse...

Caro Renato,

Dedique-se, sim, ao projeto do livro, e aos demais projetos excelentes, como os cursos no Mackenzie, mas não abandone de vez este espaço aqui -- um espaço de talento, bom senso, boas idéias e bom texto na Internet.

Mesmo que o blog seja eventual, não o deixe morrer. Tenho certeza de que seus leitores de todos os matizes pensam da mesma forma.

Abração do
SETTI

Rê Minami disse...

Lamento se esse blog parar de semear as discussões que há tanto tempo vem semeando, mas o motivo é justo - um livro!
Se é para parar uma produção para começar (ou continuar) outra, você terá todo o meu apoio.

Sinto muito porque já não te vejo mais no Mackenzie, pois não tenho mais aulas com você e o que mantinha meu contato silencioso com suas ideias, era seu blog...

Fico na torcida para você aparecer às vezes... Seu blog está entre os meus favoritos, então sempre o vejo quando você o atualiza.

Sentirei saudades!

Bjs,

Renata Minami